A prefeitura de Cantanhede, por meio da secretaria de Saúde, realizou na tarde de ontem (14), uma capacitação para os profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da saúde do município, com foco nos indicadores do Previne Brasil, novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) via Ministério da Saúde.
O programa Previne Brasil foi instituído pela portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e será implantado no terceiro quadrimestre de 2021. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para o município, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como prioridade a estruturação de um financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas à atenção primária e estreitar laços entre população e equipe de profissionais da saúde.
A palestra foi ministrada pelo secretário de Saúde, Jairon Dantas. "Neste primeiro momento estamos avaliando sete indicadores, que deverão aumentar de maneira gradativa a cada ano. O objetivo é evitar perdas de informações, aperfeiçoar os relatórios de atividades realizadas no nosso cotidiano, mudar os dados e, consequentemente, modificar a nossa realidade", disse o secretário.
Prefeitura de Cantanhede
Reconstruindo a Saúde da nossa cidade!
#assecom