CANTANHEDE PARTICIPA DE FÓRUM DA BLAIADA EM CHAPADINHA

CANTANHEDE PARTICIPA DE FÓRUM DA BLAIADA EM CHAPADINHAA prefeitura municipal de Cantanhede, através da coordenação de Turismo participou na tarde de ontem (25), de um importante encontro na cidade de Chapadinha, para alimentar a discussão do projeto, Balaiada, que é mais uma empreitada, que a prefeitura municipal pretende incluir o município de Cantanhede.

Balaiada é no nome pelo qual ficou conhecida a importante revolta que se deu no Maranhão do século XIX. É mais um capítulo das convulsões sociais e políticas que atingiram o Brasil no turbulento momento que vai da independência à proclamação da República.

O projeto, Balaiada é um espaço de diálogo e luta pela sensibilização a respeito da guerra da Balaiada, que aconteceu de 1838 à 1841, onde teve como protagonistas, artesãos, vaqueiros e negros que foram escravizados e se rebelaram contra os seus senhores.

O Encontro, que também foi chamado de Fórum, teve como principal objetivo, a discussão do consórcio da Balaiada, que proporcionará um novo roteiro turístico dentro do Estado, criando uma rota dos balaios, incluindo as cidades que foram palco daquele evento. Cantanhede também foi palco desses acontecimentos e por isso, o interesse pela representação do município nessa construção. Como o novo mapeamento turístico acontecerá em Janeiro de 2019, a intensão é também inserir Cantanhede nessa nova rota.

No final da reunião foi feita a escolha de um colegiado, onde Jozimar ficou como suplente de representante do poder executivo.

O projeto é coordenado hoje pelo professor, Jânio Rocha da cidade de Chapadinha e entre as conversações entre os municípios, ficou acertado um seminário para o município de Cantanhede, sobre a Balaiada no mês de Novembro.

Além de Cantanhede, participaram também, as cidades de Belágua, Santa Quitéria e Urbano Santos.

Acompanharam o coordenador Jozimar, os coordenadores, Sandro Santos e Carlos Prazeres.