APROVADA A LEI QUE INSERE O MUNICÍPIO DE CANTANHEDE NO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA BACIA DO RIO ITAPECURUO prefeito municipal de Cantanhede, Marco Antonio (Ruivo) no uso de suas atribuições apresentou à câmara municipal de vereadores, o projeto de Lei que dispões sobre a ratificação do protocolo de intenções com a finalidade de instituir o Consórcio Público: CIDR Bacia do Rio Itapecuru – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Bacia do Rio Itapecuru.

No último dia 13, o prefeito Ruivo participou de uma reunião comandada pelo senador do Maranhão, Roberto Rocha para a criação do consórcio. Além do prefeito de Cantanhede, estiveram presentes os prefeitos de Mirador, Caxias, Itapecuru – Mirim e Rosário que farão parte do projeto, que veio para somar ainda mais com o desenvolvimento dos municípios envolvidos.

A câmara municipal de vereadores que recebeu o mesmo, decidiu na sessão de ontem (20), aprovar  e  inserir o município de Cantanhede no consórcio.

A solenidade para o lançamento do consórcio está prevista para o próximo dia 24.

Mais informações acesse: www.cantanhede.ma.leg.br

APROVADO O NOVO DIA DO EVANGÉLICO EM CANTANHEDE

APROVADO O NOVO DIA DO EVANGÉLICO EM CANTANHEDEA comunidade evangélica de Cantanhede já pode comemorar! Finalmente, a Lei 293/2015, que institui o dia municipal do Evangélico, teve a sua data de comemoração alterada e agora é pra valer: Existe um dia específico para ser lembrado de fato, como o marco de um povo, que representa parte significativa na sociedade cantanhedense.

A nova data ficou para o dia 20 de Julho, atendendo a um pedido formalizado pelos pastores locais e acordado com o autor da Lei, o vereador Dênis Roberth e também com o prefeito de Cantanhede, Marco Antonio (Ruivo), que fez um entendimento com os demais membros do legislativo, para que a solicitação fosse atendida.

Em 2015, os vereadores, Dênis Roberth e Antônio de Jesus apresentaram o projeto na câmara, que em seguida foi vetado pelo ex - prefeito. Após repercussão, o então prefeito da época, resolve sancionar a Lei, mas com um detalhe: Ele mudou a data e escolheu o 22 de Setembro, que fica na semana do aniversário da cidade, tirando assim, toda e qualquer identidade do projeto original.

A justificativa dos líderes eclesiásticos para a mudança, é que a data sancionada na época, fica no meio de uma festividade tradicional da cidade, o que de certa forma deixaria a programação, apenas uma abertura das outras festas.

Em sessão ordinária, realizada na noite de hoje (11), os vereadores presentes, decidiram aprovar a mudança da data. O presidente da casa e autor da Lei, Dênis Roberth ressaltou a importância do avanço para as igrejas evangélicas do município e disse que a Lei deve ser sancionada nos próximos dias pelo prefeito Ruivo.

APROVADO O PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA AS CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS

APROVADO O PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA AS CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIASA câmara municipal de vereadores de Cantanhede, em sessão ordinária, aprovou ontem (13), o projeto de Lei n 01/2017 que "dispõe sobre a contratação temporária de pessoal por tempo limitado para atender às necessidades de excepcional interesse público nos termos do inciso IX, do art. 37 da Constituição Federal e dá outras providências”.

Cada vereador no uso de sua palavra expôs o seu parecer sobre o projeto e explicou a razão de seu posicionamento.

Ao final, o presidente da casa, Denis Roberto colocou o projeto em votação e o resultado ficou assim:

Votaram a favor do projeto, os vereadores,

Alan Bajara, Edimilson (Peroba), Dércio Rodrigues, Jorismar dos Santos, Meire do Godor e Manoel Veras.

Pediram a abstenção do voto os seguintes vereadores:

Emerson Costa, Jairon Dantas, Ribamar Lopes e Rosa Uchoa.

Totalizando 6 votos a favor e 4 abstenções, o projeto foi aprovado pela maioria.

Estiveram presentes na sessão, o chefe de Gabinete, Bruno Bezerra representando o executivo, coordenadores municipais e a sociedade civil.

CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DA SALA DO EMPREENDEDOR

CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DA SALA DO EMPREENDEDORPor unanimidade, câmara de vereadores aprovou projeto o de Lei, que cria o cargo de coordenador de empreendedorismo em Cantanhede.

Os vereadores presentes na sessão, Alan Bajara, Dércio Rodrigues, Edimilson Marques, Juarismar Santos, Josemary Evangelista, Manoel Veras, Ribamar Lopes e Jairon Dantas votaram sim pelo projeto, na última segunda-feira (23).

A criação da sala do empreendedor possibilitará um trabalho com a classe empresarial e também com os novos empreendedores, além de ajudar na formação e qualificação nas áreas de turismo, hotelaria, restaurantes, novos empreendimentos, etc...

A sala irá funcionar no prédio da secretaria da Fazenda e o SEBRAE fará a indicação do nome do coordenador, enquanto a prefeitura de Cantanhede, dará o total suporte.

O prefeito, Ruivo vai sentar com o SEBRAE mais uma vez, logo nos próximos dias para marcar a data de inauguração da sala.

CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO DE CANTANHEDE EM BRASÍLIA

CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO DE CANTANHEDE EM BRASÍLIAA câmara municipal de vereadores de Cantanhede, aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (24), o projeto de Lei que cria uma representação do município de Cantanhede em Brasília.

A representação será mais uma ferramenta que vem para atender os anseios da população cantanhedense, no sentido de garantir recursos, intermediar projetos e desta maneira, ser mais uma ponte de progresso para o município.

O vereador Jorismar destacou que a representação de um deputado é fundamental, mas que uma representação exclusiva para determinado povo é de grande valia, pois o deputado atende à várias regiões e o representante trabalhará exclusivamente para uma cidade.

O projeto foi aceito e aprovado pela casa.