A ARTICULAÇÃO DO PREFEITO RUIVO E O SUCESSO DA SEMANA OFTALMOLÓGICA

A ARTICULAÇÃO DO PREFEITO RUIVO E O SUCESSO DA SEMANA OFTALMOLÓGICAA semana oftalmológica, que aconteceu de 14 a 18 de outubro foi um verdadeiro sucesso na cidade de Cantanhede. Cerca de 807 atendimentos foram realizados e destes, 210 cirurgias ficaram agendadas, além de 08 encaminhamentos para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
O prefeito Marco Antonio Ruivo, que fez a articulação junto à primeira-dama, Leidiane Chaves disse que ficou satisfeito com o resultado e reafirmou o seu compromisso de sempre cuidar da saúde de seus munícipes.
Não é a primeira vez, que o prefeito corre atrás de mais ações que visam o progresso e o desenvolvimento da sociedade cantanhedense.
"Quando priorizamos a Saúde, conseguimos entender parte importante do verdadeiro progresso, que uma sociedade precisa". Disse Ruivo.

ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL EM PARCERIA COM A PREFEITURA

ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL EM PARCERIA COM A PREFEITURAOs acadêmicos do curso de Serviço Social da universidade IDMEC (Instituto de Desenvolvimento Sócio-econômico), em parceria com a prefeitura municipal de Cantanhede, realizaram na manhã de hoje (23), uma ação que alerta a importância da prevenção da DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Além da palestra, o evento serviu também para atendimentos como: aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido, sessão de beleza para as mulheres e corte de cabelo para os homens.

A ação teve o apoio também, da câmara muncipal de vereadores, secretarias de Saúde, Assistência Social, Mulher e da prefeitura municipal de Cantanhede.

CANTANHEDE ADERE AO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

VACINAÇÃOA secretaria municipal de Saúde, está realizando neste sábado (13), o dia D de vacinação contra a gripe.

A campanha que já passou pela Zona Rural e vacinou centenas de pessoas, agora está em uma concentração especial na sede do município.

Os atendimentos estão acontecendo também, nos seguintes locais:

Secretaria municipal de Saúde;

UBS do Cajuí;

UBS da Primeiro de Maio;

UBS da Vila Palmeira;

Posto de Saúde, Clovis Chaves.

A prefeitura municipal de Cantanhede tem dado total apoio à secretaria e principalmente no que diz respeito à imunização contra todos os vírus que ameaçam a saúde da população.

Devem se vacinar:

Idosos acima de 60 anos, crianças menores de 5 anos e maiores de 6 meses, portadores de doenças crônicas, pessoas especiais, mamães pós parto e professores.

Se você se encontra em alguma situação de risco, procure um posto mais perto de você.

CANTANHEDE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF

CANTANHEDE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEFA secretária de Saúde, Paula Souto participou na semana passada do 5° Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF, que aconteceu em São Luís no auditório da escola de Governo, no bairro da Areinha e reuniu articuladores do projeto e gestores municipais de dezenas de municípios.
A capacitação reforça ações e implementa políticas públicas, com o objetivo de garantir e fortalecer o direito à saúde, à educação, à proteção e à participação social para crianças e adolescentes do nosso município. “ Na Saúde realizamos investimentos para oferecer serviços e atendimentos de qualidade na Atenção Básica”, destacou a secretária.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a programarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

CANTANHEDE REALIZA A 11° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

CANTANHEDE REALIZA A 11 CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDEAconteceu na manhã de hoje (10), a 11° Conferência Municipal da Saúde, que em 2019 trouxe o seguinte tema: Democracia e Saúde.

O evento aconteceu no auditório da secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito, Marco Antonio Ruivo, que na ocasião fez a abertura da conferência e incentivou às equipes presentes a continuarem fortalecendo os esforços para juntos conquistarem os inúmeros avanços que o município precisa.

A conferencista, Ana Carolina Fernandes, que é enfermeira e chefe do Departamento Estadual da Saúde da Família, descorreu sobre o tema e os grupos formados, discutiram os seguintes eixos:

I - Saúde como direito;

II - Consolidação do SUS;

III - Financiamento do SUS.

Ao final foi feita a escolha dos delegados, que representarão o município na Conferência Estadual da Saúde.

Estiveram presentes também, os vereadores, Jairon Dantas e Emerson Costa, os secretários, Dr. Luís Guimarães, José João, Manoel Erivaldo, Paula Souto, Cezar Cantanhede, Lilia Santos, os adjuntos, Wilson Brito, Ribamar Castro, Ribamar Launé, Alex Baima e os coordendores, Waacksilene Rocha, Sandro Santos, Silvana Mendes e Josivan Carneiro, além da gestora regional da Saúde no Vale do Itapecurú, Sebastiana Costa e do presidente do Conselho Municipal da Saúde, Paulino Detert.

"O empenho do prefeito Ruivo, tem sido determinante não apenas na realização da conferência, mas principalmente na continuidade do que se discute aqui." Pontuou Dr. Luís.

É a prefeitura de Cantanhede oportunizando espaços que permitam o crescimento que a Saúde do município precisa.