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PROJETO BARBADOS DEFENDE PONTE ALIADA À MULTIMODAL

PROJETO BARBADOS DEFENDE PONTE ALIADA À MULTIMODALO secretário de Governo de Cantanhede e coordenador do Projeto Barbados, Carlito Amaral solicitou ao prefeito Ruivo, ao Deputado Hildo Rocha e ao Deputado Júnior Marreca, que o projeto da ponte sobre o Rio Itapecuru, no município de Cantanhede seja aliado à espaço reservado para um parque multimodal. Segundo a coordenação do Projeto Barbados, somente com um argumento forte será possível convencer o governo federal, o governo do estado, os órgãos financiadores, a iniciativa privada e as bancadas na câmara federal e no senado sobre a utilidade da ponte. A primeira visão do negócio seria a ligação da BR 135 à BR 222 com a federalização da MA 332, que liga Matões do Norte à Pirapemas. Outro ponto a ser debatido seria a projeção do tráfego para o futuro. O centro da cidade de Cantanhede não tem fluidez para um corredor maior de veículos de pequeno, médio e grande portes. Aproveitar o eixo rodoviário para o consumo turístico seria uma outra inovação e aí os utilizadores  dessa via ficariam de cara para os atrativos turísticos pensados para o Parque Ambiental dos Barbados. Porém, o argumento mais significativo que acreditamos, seja o aparelhamento das cabeceiras da referida ponte para um parque multimodal.  Se estamos em um ponto estratégico em que faremos a ligação de duas importantes rodovias federais, se estamos ao lado do Rio Itapecuru com o qual sonhamos com os projetos existentes de navegabilidade, por meio de eclusas e se estamos no corredor de uma via férrea (usada para transporte de combustível e outros) e que também sonhamos com sua melhoria, vem o pensamento de que poderemos associar tudo isso ao Complexo Logístico dos Barbados (CIB), com  a formação de um parque que venha favorecer a geração de empregos e o desenvolvimento do município. Estamos à 30 km de uma termoelétrica, que consome milhões de litros de combustível, sem a existência de uma distribuidora nos arredores, estamos em uma zona em que se consome ração para peixe e frango (uma atividade crescente), estamos próximo à região de Chapadinha  (crescente na produção de soja), estamos em uma área com características de centralização (entre vias terrestres), ideal para a construção de um centro de abastecimento e armazenamento de grãos e outros produtos. Nessa perspectiva de geração de emprego, desenvolvimento com sustentabilidade e a realização de obras estruturantes é que defendemos essa ideia, disse o secretário de Governo de Cantanhede.

 

 

 

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PROJETO BARBADOS E ENGENHARIA DA FTL DEBATEM INFRAESTRUTURA PARA ÔNIBUS-TREM

PROJETO BARBADOS E ENGENHARIA DA FTL DEBATEM INFRAESTRUTURA PARA ÔNIBUS TREMEm uma única viagem, a comitiva de Cantanhede tratou de três agendas no Ceará. A primeira aconteceu na quinta-feira (3), no município de Maracanaú, para conhecimento dos trâmites de implantação de um modelo de distrito industrial implantado em 1964, que reúne empresas do setor têxtil, metal-mecânica, siderurgia e alimentos e afirmação do sucesso de tanta envergadura, na verdade o maior complexo industrial do estado do Ceará. O segundo compromisso, aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), que tratou de uma reunião entre a direção da FTL e o consórcio REFEST, do qual Cantanhede faz parte. O terceiro compromisso aconteceu na tarde desta sexta-feira (4), também na sede da empresa concessionária da estrada de ferro São Luís - Teresina, para tratar das especificações sobre a construção da proposta de trabalho relacionada aos serviços de infraestrutura necessária para o funcionamento do ônibus-trem ligando as estações de Cantanhede (km 159) e Pirapemas (km 182), com paradas/pontos de fuga nas estações do Nogueira (km 164), São Sebastião (km 167), Cachimbos (km 170), Mirante do Rio (km 173), Peritoró (km 176) e Cemitério dos Barbados (km 178). A coordenação do projeto Barbados fez uma exposição dos argumentos históricos, culturais e naturais do trajeto, as propostas técnicas para construção de passarelas ao lado das pontes do Nogueira, São Sebastião, Cachimbos e Peritoró, para contemplação turística, o prédio das estações, um túnel ferroviário, muro de contenção, passarela sobre a estrada e ouviu as orientações dos engenheiros civis e ambientais sobre as normas de segurança, de construção de infraestrutura e de utilização compartilhada da linha.

PROJETO BARBADOS ESTUDA LIGAÇÃO ENTRE INGÁ E GARRAFINHA

PROJETO BARBADOS ESTUDA LIGAÇÃO ENTRE INGÁ E GARRAFINHA2Nesta quinta (30), o secretário de Governo, Carlito Amaral fez uma caminhada para reconhecimento de uma ligação entre os povoados da Garrafinha e Ingá. O caminho percorrido fica entre a escola antiga da Garrafinha e a estrada do Ingá na altura da estrada de ferro São Luís-Teresina, entre o km 161 e o km 162. No caminho plantações de milho e mandioca e alguns córregos.

PROJETO BARBADOS XXVIII "PROPOSTO AO MINISTÉRIO DO TURISMO"

PROJETO BARBADOS XXVIII

A coordenação do Projeto Barbados, por meio da prefeitura de Cantanhede emitiu nesta quinta (23), no portal do Siconv, a proposta 022349/2017 com o pré-projeto da rota Barra Nova, que prevê a aquisição de um ônibus-trem, a construção de 10 (dez) estações/pontos de fuga, 4 (quatro) passarelas, calçadões e outros serviços de Infraestrutura para o funcionamento do trecho entre Cantanhede/Pirapemas, sendo que 15km estarão dentro da área destinada ao parque ambiental dos Barbados. O projeto visa fomentar o turismo em Cantanhede, com envolvimento das comunidades da área na geração de renda e consciência ambiental.

PROJETO BARBADOS: CTB

PROJETO BARBADOS CTBNeste sábado (01), a coordenação do Projeto Barbados voltará à área destina ao CTB (Complexo Turístico dos Barbados) para análise técnica da infraestrutura do projeto ônibus-trem entre o km 163 e o km 178, da estrada de ferro São Luís-Teresina. Uma equipe formada por engenheiros, técnicos, secretários, coordenadores e repórteres cinematográficos percorrerá alguns trechos  compreendidos entre as pontes do Peritoró e Cachimbos (na parte da manhã), São Sebastião e Nogueira (na parte da tarde) fazendo o levantamento da rota que servirá de espinha dorsal ao PNB (Parque Nacional dos Barbados) e ficará ao lado da área destinada ao CLB (Complexo Logístico dos Barbados). Objetivo é conferir no terreno os locais previstos para as estações/pontos de fuga, levantar as coordenadas por GPS, saber as condições de viabidade para as passarelas/observatórios nas quatro pontes e colher imagens terrestres e áreas por meio de drone. Na semana pessada a prefeitura apresentou a proposta do ônibus-trem e a infraestrutura da rota Barra Nova ao Ministério do Turismo.

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